Quinta-feira, 25 de Outubro de 2007

Opinião #55

 
Dizer mal de Paulo Coelho é quase moda. Nem é preciso ter lido.
Aliás, nunca é. Basta que muita gente tenha lido. Veja-se o Código Da Vinci.
O Código Da Vinci é um mau livro? É certo que do ponto de vista literário pode não ser uma obra de arte mas não sendo mal escrito é, enquanto enredo, "estória", muito bem feito. Agarra-nos, prende-nos, leva-nos lá para dentro e só nos devolve à realidade no final. Não é essa afinal uma das funções de um livro?
 
O Alquimista ou A Bruxa de Portobello são maus livros? Deixando de lado os preconceitos não são. O que não faz de Paulo Coelho um grande escritor, mas para mim pode e deve considerar-se uma diferença entre grande autor e grande escritor.
Mas o curioso é que quem não gosta, não gosta de Paulo Coelho, não dos livros de Paulo Coelho. O que sim seria uma posição literária. Não gostar de Paulo Coelho é uma posição pessoal. Ora a mim, curiosamente, interessam-me muito mais os livros do que os seus autores.
 
publicado por joao moreira de sá às 08:08
link do post | opinar | favorito

Arcebispo de Cantuária

Uma mente delirante e não muito normal encerrada num corpo com 43 anos. Presentemente desempregado mas com boas perspectivas de conseguir vir a trabalhar num call-center. Escrevo porque não gosto lá muito de falar e como irresponsável que sou, acredito que um dia ainda irei conseguir ser pago para escrever. jmoreiradesa@gmail.com

links

posts recentes

Resistir à mudança ou ser...

Preocupam-me os velhos qu...

Durante quantos anos vão ...

Volta ao mundo em 80 espe...

"de Lisboa a Bruxelas são...

Tenho a casa a arder. Qua...

Saramago, o evangelizador

Ó senhores do Barclays, n...

O país tem furos!

As desculpas de Passos Co...

subscrever feeds

blogs SAPO