Segunda-feira, 29 de Outubro de 2007

Opinião #58

 
A administração pública tem que melhorar. É consensual. Eu acho é que devia começar pelos detalhes do que por grandes planos estruturais, mesmo que estes fossem bons.
 
Não adianta tentar acertar o relógio se não retirarmos os grãos de poeira que emperram a engrenagem.
O cidadão, questionado, refere-se a SIMPLEX's ou a "eu tenho um caso...".
 
Eu tenho um grã... perdão, um caso.
 
Carta de aviso de senhora de bens se não pagar X no prazo de 10 dias.
Diz respeito a quê? Devo o quê sobre quê? Não diz. E 10 dias de quais, dos úteis ou também contam os inúteis? E conta a partir da data em que mandam (injusto) ou da data em que recebo (justo)? E como é que vocês sabem?
Nada! Não diz nada. Devo X, pagar em 10 dias e lá em cima o inexorável "Processo nr."
Problema. Eu não tenho nada por pagar. Consulta à net. Nada por pagar. Contudo...
Repartição de Finanças. Devo X. Diz respeito a? Contribuição Autárquica (que agora se chama outra coisa para disfarçar). Sobre quê? Não me pode dizer, só depois de eu pagar. (ah! Ainda levei um raspanete por pagar algumas contribuições e não pagar outras. Aparentemente o cargo confere-lhe direito de julgamento de comportamento fiscal).
 
Ora aqui é que está o grão de areia. Eu tenho que ter o direito de saber porque é que devo X porque para pagar X eu preciso de saber uma coisa tão básica como O que é que eu estou a pagar.
 
Claro que a solução é acertar o relógio à mão, o que no caso significou ir às alucinantemente inoperantes finanças de Torres Novas, falar com "uma senhora" que a bem do pagamento dos benditos X lá revelou o segredo. E de caminho levei com mais umas quantas contribuições autárquicas em atraso. Não é ser rico, é que eles fazem "Cadernetas Prediais de Prédio Rústico" (?!) para incluir 1 (uma) oliveira. A sério, tenho uma oliveira que É um prédio rústico (que em administrês é sinónimo de rural e oposto de urbano).
 
Curiosidade final. Porque é que recebo a carta de Notificação de Penhora de Bens e não recebi - que não recebi - os avisos de pagamento das contribuições? Dava um novo grã... caso, mas resumindo, sei que vão entender, as cartas são enviadas para a morada da Cabeça de Herdeiros de ... Como já havia algumas coisas em atraso e uma estava em execução fiscal, "a senhora" resolveu enviar para a segunda pessoa e endereço constante na lista de Herdeiros de...
Mas então, porque é que não mandaram logo?
 
publicado por joao moreira de sá às 17:29
link do post | opinar | favorito

Arcebispo de Cantuária

Uma mente delirante e não muito normal encerrada num corpo com 43 anos. Presentemente desempregado mas com boas perspectivas de conseguir vir a trabalhar num call-center. Escrevo porque não gosto lá muito de falar e como irresponsável que sou, acredito que um dia ainda irei conseguir ser pago para escrever. jmoreiradesa@gmail.com

links

arquivos

Setembro 2015

Junho 2011

Outubro 2010

Setembro 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

subscrever feeds

blogs SAPO